O esportivo Cerato Koup



Cupê da Kia ficará na faixa dos R$ 80 mil com motor 2.0 de 156 cavalos


Marcos Camargo
Visual esportivo é um dos pontos fortes do Koup que chega ao Brasil no mês que vem

A carroceria duas portas faz belo par com as lanternas traseiras estreitas e a tomada de ar de maior calibre na frente. A suspensão mais firme combina com as rodas aro 17. Na cabine, as borboletas no volante e os detalhes em vermelho até na borda dos alto-falantes não deixam dúvidas: estamos num esportivo. Ao ligar o motor, no entanto, o som discreto que emana da dupla saída de escape destoa do conjunto. O Koup anda bem, mas não é carro para quem está pensando num Civic Si.

A intenção da Kia é oferecer uma opção ao Si, mais pelo design que pela performance. O formato de cupê (que o Civic não tem por aqui) é um belo diferencial, mas a soma de motor 2.0 16V – 156 cv e 19,8 kgfm – com câmbio automático de seis marchas não é igual ao desempenho que o visual sugere.

O motor demora a subir de giro e, como rende melhor em rotações elevadas, fica a certeza de que uma versão manual de seis marchas seria melhor do que ter as estilosas borboletas para as trocas sequenciais desse modelo automático. A Kia não divulga dados de desempenho, mas certamente os 100 km/h não surgem antes dos 10 segundos. Uma boa marca para o Cerato sedã 2.0, mas aquém da desejada para um esportivo – quem sabe na versão 2.4?

   Divulgação
Desempenho do motor 2.0 de 156 cavalos agrada. Câmbio automático tem hastes atrás do volante para facilitar as trocas

Não que o Koup não seja divertido. Depois de embalado, o cupê tem boa disposição nas ultrapassagens, e a troca pelas borboletas deixa as reduções mais lúdicas. A suspensão enrijecida, em conjunto com as rodas aro 17 e pneus 215/45, faz o carro oscilar menos nas curvas e desvios rápidos, em relação ao sedã.

A direção poderia ser um pouco mais pesada para acompanhar, mas não desaponta. Na verdade, após algum tempo dirigindo o Koup, você percebe que ele é um carro de estilo arrojado e bom desempenho, mas sem a intenção de arrepiar os entusiastas. O cupê é confortável (mais macio que o Si) e o espaço agrada mesmo no banco de trás.

Uma vantagem em relação ao Civic será o preço. Enquanto o modelo da Honda custa R$ 103.650 (e nunca conseguiu vendas expressivas), esse Cerato deverá ficar na faixa dos R$ 80 mil. Se está longe de ter a pegada do Si, o Koup pelo menos ficará mais perto do bolso.


Marcos Camargo
Interior segue o padrão dos novos modelos da marca coreana. Detalhes com filetes vermelhos estão entre as diferenças deste esportivo

Andamos no Cerato hatch, próxima atração da Kia



Com motor 1.6 de 126 cv, modelo vem brigar com i30, Focus e Bravo


Editora Globo
Mantidas as dimensões gerais, hatch e sedã se diferenciam apenas por 19 cm de comprimento

O Cerato caiu no gosto do consumidor: o sedã conseguiu superar a barreira de 2 mil unidades mensais, às vezes ficando à frente do Vectra na lista de vendas. Por conta disso, e de olho na boa acolhida do Hyundai i30, a versão hatch do Kia começa a ser trazida em fevereiro. Apesar de menor que o sedã, não espere preço inferior. “O hatch chega a custar um pouco mais na Coreia”, conta José Luiz Gandini, presidente da Kia do Brasil. “Aqui eles deverão ter o mesmo preço.” Por essa afirmação, estimamos um valor na casa de R$ 53 mil para o modelo 1.6 manual e de R$ 60 mil para o automático. Haverá ainda uma inédita opção 2.0 automática como topo de linha – que depois será estendida ao sedã.

Na briga com as versões 1.6 de Focus e C4, o Cerato hatch promete o melhor desempenho da categoria. Graças ao motor 1.6 16V com comando duplo variável, que gera 126 cv e 15,9 kgfm de torque – contra 115 cv e 16,3 kgfm do Ford – e um câmbio manual de seis marchas (que já estreou no sedã), o modelo anda tão bem que nem sentimos necessidade do motor 2.0 que equipará a versão mais cara. Com a nova transmissão, de trocas curtas e certeiras, o motor “enche” mais rápido e o Cerato arranca com decisão.

Além da traseira mais curta, o Cerato hatch tem um difusor exclusivo que deixa a saída de escape à mostra

Além disso, a sexta marcha fez a rotação do 1.6 baixar de 3.500 rpm para cerca de 3.000 rpm a 120 km/h, o que diminui o ruído e melhora o consumo – já um ponto forte da versão sedã em nossos testes. Boa notícia também para quem optar pelo câmbio automático. Além de ser o único hatch médio 1.6 com esse tipo de transmissão, o Cerato ainda traz uma moderna caixa de seis marchas. Até então, o sedã automático pecava por ter apenas quatro velocidades. Problema resolvido: o modelo ficou bem mais esperto nas retomadas, e o câmbio não fica mais indeciso sobre qual marcha usar quando aparece uma subida. Antes, era preciso pisar fundo para reduzir uma marcha; agora basta uma leve pressão no acelerador.

Espaço é igual ao oferecido no sedã

De resto, o Cerato hatch repete as sensações ao volante do sedã. Se não olharmos pelo retrovisor interno, fica difícil saber qual modelo estamos dirigindo. O conjunto não tem o refinamento de Focus e i30 (que trazem suspensão traseira independente), mas agrada. A suspensão continua bem calibrada, apesar do peso menor sobre o eixo de trás, e a direção manteve a suavidade. Como as medidas de altura, largura e entre-eixos não foram alteradas, o espaço é tão farto quanto no sedã. O comprimento 19 cm menor (4,34 m) obviamente levou embora uma parte do porta-malas, mas ainda assim a Kia divulga bons 385 litros de capacidade.


Uma melhora em relação aos primeiros Cerato que chegaram ao país está no acabamento. As portas ganharam uma parte forrada por tecido e o painel agora traz um plástico mais macio na porção superior. No estilo, as novidades não se restringem à traseira mais curta e lanternas com desenho diferente. Um difusor exclusivo deixa a saída de escape à mostra, dando um toque mais esportivo ao hatch. A lamentar, apenas a ausência do motor flex, que está previsto para o segundo semestre. Quem comprar as primeiras unidades somente a gasolina certamente terá uma desvalorização maior na hora da revenda.


Editora Globo
Painel é o mesmo do sedã, com acabamento melhorado em relação aos primeiros Cerato que chegaram ao país

Veja os carros recém-lançados mais vendidos



Renovação e reestilização fizeram bem a alguns modelos; confira o ranking


As fabricantes de veículos enfrentam um mesmo desafio ao lançar um produto: arrancar bons números de vendas logo nos primeiros meses e, assim, embalar nos emplacamentos. “É o momento que as empresas têm para entender as necessidades do mercado”, afirma o consultor Paulo Garbossa, da ADK Automotive.

Vender pouco na estreia não é irreversível, mas também não é bom, pois condena o veículo à má fama entre os consumidores. É o famoso “esse não vende, então não vou comprar”. Vender bem, portanto, também é sinal de boa imagem para a marca.

Com base no relatório anual de emplacamentos da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), separamos os modelos recém-lançados no mercado brasileiro que estão começando bem em suas categorias:

Citroën Aircross

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A expectativa inicial de vendas da Citroën era de pouco mais de 2 mil unidades. Ainda não chegou lá, mas está perto. O Aircross já é o décimo utilitário esportivo mais vendido do ranking – em dezembro, foram 1.668 unidades. Mas seu principal rival, o EcoSport, ainda ganha disparado, com 4.587. A chegada da versão ‘on-road’ (C3 Picasso, possível Airdream) deve ajudar nas vendas.

Chevrolet Montana

 Fabio Aro

Totalmente renovada no final do ano passado, a picape da Chevrolet já encostou na vice-líder do segmento, a VW Saveiro. Em dezembro, vendeu 4.254 unidades, contra 5.967 da concorrente. A Strada continua como líder absoluta, com 11.979 unidades emplacadas em dezembro e 116.794 no acumulado do ano.

Fiat Novo Uno

Fiat
Principal lançamento de 2010, o Novo Uno já aproxima a Fiat de um grande objetivo: tirar a liderança de 24 anos do Gol no mercado brasileiro. Mês a mês, a disputa fica mais acirrada. Em dezembro, a diferença entre os dois foi de pouco mais de mil unidades. No acumulado do ano, o VW registrou 293.783 unidades e o Fiat, 229.323.
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