Escoceses desenvolvem combustível à base de uísque




Biocombustível pode gerar 30% mais potência que o etanol comum



 Shutterstock

Cientistas escoceses da universidade de Napier, Edimburgo, desenvolveram um biocombustível para automóveis à base de uísque que pode gerar 30% mais potência que o etanol. O butanol, como é chamado, é produzido a partir da refinação dos resíduos que sobram no processo de fabricação do uísque.

Os pesquisadores que desenvolveram o butanol apontam outras características que o fazem mais vantajoso que o tradicional etanol. Diferentemente do combustível à base de cana-de-açúcar, que requer modificações no motor para a viabilização de seu uso, o combustível a uísque pode ser usado em motores não modificados e com qualquer porcentagem de gasolina em sua mistura.

Após dois anos de estudos, os pesquisadores da universidade de Napier planejam agora viabilizar a produção do butanol para o mercado e fazer do biocombustível uma boa oportunidade comercial.

“Os EUA afirmam que os biocombustíveis representarão 10% do total de vendas de combustível até 2020. Nós estamos comprometidos em achar uma nova e inovadora fonte renovável de energia”, afirmou o diretor do centro de pesquisas sobre biocombustíveis da Universidade Napier, Matin Tangney

0 comentários:

Real Time Web Analytics BlogBlogs.Com.Br