Audi S3



O Audi A3 é um daqueles carros que atingem a memória afetiva de quem viveu o auge da juventude no final dos anos 90 e começo da década atual. Sonho de consumo daquela época, o hatch, que passou a ser fabricado no Paraná em 1999, proporcionava o status de ter um Audi por um preço bem inferior ao dos modelos tradicionais da marca de Ingolstadt. A versão esportiva S3, que chegou em 2000, era o passo seguinte dos que tinham conseguido seu A3 e viviam com gasolina nas veias.
Se você é um desses – e mesmo que não se encaixe na descrição, basta ser um fã de bons esportivos para se interessar no que temos a dizer –, há uma boa e uma má notícia. Primeiro a boa: o S3 voltou. Melhor, maior, mais potente e instigante. A ruim: voltou por R$ 208.000.
Sem trocar de concessionária, por esse preço dá para levar um TT Coupé com o mesmo motor 2.0 turbo (R$ 199.750) – o do TT, porém, tem acerto para gerar 200 cv, enquanto o do S3 chega a 256 cv. Colocando um pouco a mais o felizardo leva um Subaru Impreza WRX STi (R$ 219.900), um BMW Z4 2.5 (R$ 217.000) ou um Mercedes-Benz SLK (R$ 210.676), os dois últimos menos esportivos, mas ainda sim bem interessantes. Ou seja: o S3 precisa despertar paixão no possível comprador, já que passa longe de ser uma compra racional.
Paixão consolidada e cheque assinado, hora de conhecer um pouco mais do endiabrado hatch alemão. O motor 2.0 TFSI (turbo com injeção direta de combustível) é o mesmo do TT e do TTS, mas a calibração e a pressão da turbina (1,2 bar) foram acertadas para desenvolver 256 cv a 6.000 rpm e 33,6 kgfm entre 2.500 rpm e 5.000 rpm. São 56 cv a mais que no TT “normal” e 16 cv a menos que no TTS. Como nestes modelos, o câmbio S tronic de dupla embreagem, que proporciona trocas de marcha sem interrupção na transmissão de força às rodas, é um show à parte.
Junto ao câmbio automatizado a Audi oferece a tração integral quattro e o sistema Launch Control (também presente no TTS), conjunto que leva o modelo de 0 a 100 km/h em 6s0. Nos testes realizados pela Revista CARRO no Campo de Provas da TRW em Limeira (SP), porém, o Audi não conseguiu ser tão rápido quanto anuncia a Audi: levou 7s5 para ir da imobilidade aos 100 km/h.
Mesmo assim, o S3 oferece um desempenho digno de seu preço tanto em aceleração quanto em estabilidade e mostrou que venceria tranquilamente um Z4 2.5 de 204 cv ou um SLK 1.8 com compressor mecânico de 184 cv. O duelo com o Subaru Impreza STi e seus 310 cv, porém, seria interessantíssimo.
Andando tranquilamente, a Audi afirma que o S3 roda bons 15 km/l na estrada e 8,4 km/l na cidade graças à tecnologia de seu motor, o primeiro do mundo a unir turbo e injeção direta. Na avaliação, contudo, ele marcou 6,2 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, fechando a média em 7,6 km/l.
Hatch para o dia a dia, esportivo no fim de semana
Perto dos concorrentes diretos (inclua às máquinas supracitadas o ótimo BMW 130i, que traz 265 cv por R$ 209.900, um preço igualmente salgado), o S3 tem uma grande vantagem: é macio para um esportivo e discreto (não no amarelo das fotos, é claro) para cumprir os compromissos da semana e nervoso até mesmo para se divertir num “track day” aos sábados e domingos, já que a suspensão traz molas e amortecedores mais rígidos que os do A3 e altura 25 mm inferior. Um sistema de cronometragem no computador de bordo também indica que o modelo está apto a fazer bonito nas pistas.
Bem equipado, o lançamento da Audi no Brasil traz rodas de 18” calçadas em pneus 225/40, bancos de couro com insertos de camurça e ajustes elétricos, faróis bixenônio, teto solar panorâmico, ar-condicionado de duas zonas, sistema de som Bose com 10 alto-falantes e subwoofers e conectividade para iPod e Bluetooth.
Se para você o preço não é um fator decisivo e as lembranças de um A3 ou mesmo do antigo S3 são boas, saiba que o novo está bem melhor. E preço alto por preço alto, sabemos que os cheques assinados em concessionárias da Audi, BMW ou Mercedes são sempre mais gordos. Mas com índice de arrependimento mínimo (ou inexistente?).

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