Mustang




1ª Geração (1964-1973)
Ford Mustang Conversível (1971)
Ford Mustang Conversível (1971)

Lançado em Abril de 1964 já como modelo 1965 o Ford Mustang foi apresentado em duas versões: Conversível e Coupé 2 portas. Projetado e concebido para satisfazer todos os gostos, poderia vir equipado com um modesto motor V6 de 2,8L com 101HP até um V8 de 4,8L com 271HP. Após 6 meses, foi apresentada a versão Fastback, com forte apelo esportivo. Não houveram mudanças significativas para o ano de 1966, quando o carro completou o total de 1 milhão de unidades vendidas, comprovando o enorme sucesso alcançado. Cerca de 70% dos carros vendidos eram equipados com alguma versão do motor V8. Para 1967 e 1968 o Mustang já sofreu a primeira atualização de estilo, crescendo alguns centímetros e procurando ter uma linha mais agressiva e se tornar mais confortável. A principal novidade foi a introdução dos motores V8 big-block como opcional. Para 1967 a potência podia chegar a 325HP, com um V8 de 6,4L e a 390HP em 1968 com um V8 de 7,0L. Em 1969 e 1970 nova atualização de estilo, tornado a linha mais atual e agressiva. Lançamento dos modelos BOSS 302 e 429, equipados com motores de alto desempenho e das linhas Mach 1(Esportiva) e Grande (Luxuosa). Os anos de 1971, 1972 e 1973, apresentaram a mais significativa mudança de estilo dentro da primeira geração. Sofreram forte influencia das leis antipoluição, da crescente preocupação com o consumo de combustível e da resistência das companhias de seguro em aceitarem carros de alto desempenho. Em comparação ao modelo 1965, o Mustang aumentou quase 15 cm e ficou 250kg mais pesado e já não contava com motores tão potentes, quantos os oferecidos nos anos 60. Todos esses fatores acabaram influenciando o fim da primeira geração e provocando o nascimento do Mustang II em 1974, muito mais leve e econômico, porém sem o carisma de um verdadeiro esportivo.

2ª Geração (1974-1978)



Modelos: 2 portas Cupê nas versões Standard ou Ghia, 3 portas Hatchback nas versões Standard ou Mach-1. A partir de 1974 até 1983 a Ford não produziu Mustang model conversível. Motores utilizados: I4 de 2,3 L, V6 de 2,8 L ou V8 de 5,0 L a partir de 1975.

3ª Geração (1979 - 1993)



Opções de carroceria: Coupe 2 portas, conversivel 2 portas (a partir de 1983), hathback 3 portas


Opções de acabamento: LX, GT (disponivel apenas com a motorização V8), SVO


Opções de motorização:

2.3 8v SOHC - 88cv

Velocidade maxima: 160 km/h (cambio manual); 150 km/h (cambio automatico)


2.3 Turbo 8v SOHC - 132cv

Velocidade maxima: 195 km/h (cambio manual); 185 km/h (cambio automatico)


V6 2.8 12v SOHC - 109cv

Velocidade maxima: 180 km/h (cambio manual); 170 km/h (cambio automatico)


5.0 V8 16v SOHC - 140cv

Velocidade maxima: 200 km/h (cambio manual); 190 km/h (cambio automatico)


Cambio: Manual de 5 marchas / Automatico de 4 marchas (opcional)

[editar] Versão SVT Cobra (1993) (disponivel apenas com cambio manual):

Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversivel 2 portas

Cobra e Cobra R V8 5.0 SOHC - 235CV (cambio manual de 5 marchas)

Velocidade maxima: 235 km/h

4ª Geração (1994 - 2004)



Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversivel 2 portas


Opções de motorização:

3.8 V6 12v SOHC - 145cv (94 - 95)

Velocidade maxima: 200 km/h (cambio manual); 190 km/h (cambio automatico)


3.8 V6 12v SOHC - 150cv (96 - 98)

Velocidade maxima: 205 km/h (cambio manual); 195 km/h (cambio automatico)


3.8 V6 12v SOHC - 195cv (99 - 2004)

Velocidade maxima: 215 km/h (cambio manual); 205 km/h (cambio automatico)


GT 5.0 V8 16v SOHC - 215cv a 4200 rpm (94 - 95)

Velocidade maxima: 225 km/h (cambio manual); 215 km/h (cambio automatico)


GT V8 4.6 16v SOHC - 215cv (96 - 97)

Velocidade maxima: 225 km/h (cambio manual); 215 km/h (cambio automatico)


GT V8 4.6 16v SOHC - 225cv (1998)

Velocidade maxima: 230 km/h (cambio manual); 220 km/h (cambio automatico)


GT V8 4.6 16v SOHC - 260cv (99 - 2004)

Velocidade maxima: 240 km/h (cambio manual); 230 km/h (cambio automatico)


Câmbio: Manual 5 marchas / automatico 4 marchas (opcional)
Versão SVT Cobra (1994 - 2004) (disponivel apenas com cambio manual):

Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversivel 2 portas


SVT Cobra V8 5.0 SOHC - 240cv (94 - 95) (cambio manual de 5 marchas)

SVT Cobra R V8 5.8 SOHC - 300cv (1995) (cambio manual de 5 marchas)

SVT Cobra V8 4.6 32v DOHC - 305cv (96 - 98) (cambio manual de 5 marchas)

SVT Cobra V8 4.6 32v DOHC - 320cv (99 - 2002) (cambio manual de 5 marchas)

SVT Cobra V8 4.6 32v Supercharger DOHC - 390cv (2003; cambio manual de 6 marchas)

SVT Cobra V8 4.6 32v Supercharger DOHC - 430cv (2004; cambio manual de 6 marchas)

SVT Cobra R V8 5.4 32v DOHC - 385cv (2000; cambio manual de 6 marchas)

5ª Geração (2005 - Atualmente)


Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversivel 2 portas


Opções de motorização:

4.0 V6 12v SOHC - 210cv a 5250 rpm

Velocidade maxima: 225 km/h (cambio manual); 215 km/h (cambio automatico)


GT 4.6 V8 24v OHV - 300cv a 5750 rpm

Velocidade maxima: 257 km/h (cambio manual); 245 km/h (cambio automatico)


Cambio: Manual 5 marchas / automatico 5 marchas (opcional)

[editar] Mustang Shelby GT500 (2005 - 2007)

Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversivel 2 portas


Opções de motorização:

5.4 V8 32v DOHC - 456cv

Cambio: manual de 5 marchas
Mustang Shelby GT500 (2008)

Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversivel 2 portas


Opções de motorização:

5.4 V8 32v DOHC SuperCharger - 500cv

Cambio: manual de 6 marchas

[editar] Versão especial limitada: Mustang Shelby GT500KR (2008)

Opções de carroceria: Coupe 2 portas


Opções de motorização:

5.4 V8 32v Supercharger DOHC - 540cv

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